sábado, 27 de fevereiro de 2010

DOCUMENTOS SECRETOS SÃO ACHADOS NA POLICIA CIVIL EM SANTOS.

O delegado-chefe da Polícia Civil em Santos, Waldomiro Bueno Filho, se comprometeu a entregar ao Arquivo Público do Estado de São Paulo os documentos referentes à época da ditadura encontrados em uma sala do Palácio da Polícia.
O delegado participou de reunião na Procuradoria da República em Santos, na presença de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil.
O arquivo secreto do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops-SP) nunca havia sido aberto a consultas e contém cerca de 600 pastas com dossiês sobre sindicalistas, comunistas, guerrilheiros, políticos e líderes estudantis.
O documento mais antigo é de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, que alerta que espiões nazistas poderiam entrar disfarçados de latino-americanos no porto de Santos.

O chefe da polícia em Santos também se comprometeu a informar, em cinco dias, sobre o local onde o material foi encontrado e por que os documentos nunca haviam sido divulgados.

A reunião foi convocada pelo Ministério Público Federal em Santos, que abriu procedimento administrativo de natureza cível, sob a responsabilidade do procurador da República Felipe Jow Namba, com objetivo de apurar responsabilidades pela eventual "irregular guarda" de documentos públicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário